Como melhorar a sensação de saciedade               sem deixar de comer

04/09/2020

Comer é algo que gera prazer em grande parte das pessoas, especialmente se for algo calórico, como os alimentos ricos em gordura ou açúcar e isso pode ser um problema, principalmente aos finais de semana quando a maioria das pessoas acabam buscando alimentos mais palatáveis.

Trago então 2 dicas simples e que auxiliam tanto nesse cenário descrito acima quanto para pessoas que precisam emagrecer, estando então em déficit calórico, e que às vezes ainda sente um pouco de fome após as refeições. 


  1. Vivemos num mundo cada vez mais conectado, seja através de celulares, computadores ou televisores e isso pode atrapalhar o sistema de saciedade. É comprovado que se alimentar prestando atenção na mastigação ou no ato de comer propriamente dito, sem distrações promove maior saciedade, fazendo com que você tenha a tendência de ingerir menos alimento. Hoje muitos colocam a comida no prato assistindo televisão ou mexendo no celular e isso pode prejudicar, lentificando o processo retardando a sensação de saciedade e consumindo mais alimento do que se deveria.
  2. A outra estratégia é deixar o restante do alimento que se serviu longe da mesa. Como assim? Bom, imagine que você tenha colocado 3 pedaços de pizza no prato e acreditava que antes de comer isso seria o suficiente para te satisfazer. Se a pizza permanecer na mesa, no seu campo de visão , a probabilidade de você comer o quarto pedaço é maior do que se a pizza estivesse longe do seu campo visual, como no fogão por exemplo. Isso é um reflexo antigo de sobrevivência que basicamente se resume em: "se tem ainda comida aí então coma, porque não se sabe quando será a próxima refeição".