Exercise is Medicine (Exercício é Remédio) - Você já ouviu falar disso?

27/11/2021

Você já deve estar cansado de ouvir o nosso movimento, Médicos Atletas, falando que todo mundo deve levar uma vida ativa, praticar esportes e atividade física regularmente. Você provavelmente sabe, também, que devemos fazer, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada-intensa por semana para evitar muitos problemas de saúde. Mas, você sabe o motivo de tudo isso? Não? Então deixa eu te explicar.

É simples, a prática de atividade física regular é atrelada à prevenção de muitas doenças crônicas como a diabetes, pressão alta, derrame e muitas outras. Mas, você sabia que, além da prevenção, a atividade física regular é capaz de atuar como remédio ou potencializando seu efeito? Exatamente. Sabe-se, hoje, que o exercício físico regular pode ter os mesmos benefícios que o tratamento medicamentoso em mais de 26 doenças como, por exemplo, depressão, pressão alta, osteoporose, dislipidemia, fibromialgia entre muitas outras doenças. Quer aprofundar mais? Então leia o artigo sugerido na foto abaixo.

 Você já parou para pensar como seria bom ter um remédio único para tratar inúmeras doenças, sem efeitos colaterais e que atuasse na melhora da sua qualidade de vida? Pensou? Então, esse medicamento é conhecido como exercício físico. Mas, e o que é o movimento Exercise is Medicine Brazil? Como o nome mesmo diz, é uma iniciativa (tem nos EUA, Canadá, Austrália, Europa e por aí vai) que visa colocar a avaliação e a promoção da atividade física como um padrão na prática clínica. Ou seja, é uma iniciativa que encoraja médicos e outros profissionais de saúde em incluir a atividade física regular no plano de tratamento para qualquer paciente de acordo com as evidências científicas mais atuais conectando o médico com fisioterapeutas e educadores físicos.

Tá, Ricardo. Não entendi nada. Deixa que eu te explico. O Exercise is Medicine, tanto o mundial como o Brasileiro, visa orientar o médico a incluir na receita do tratamento para sua doença a atividade física como prática padrão. Ou seja, você sai com a receita do losartana ou metformina mas, também, com a receita para procurar um educador físico para começar a se movimentar.

E como o médico pode fazer isso? Através da avaliação de como é a atividade fisica do paciente durante suas consultas, avaliar se o paciente atinge a meta de 150min/semana, providenciar aconselhamento sobre o exercício e encaminhar o paciente para um profissional qualificado na prescrição de atividade física.

Quer saber mais sobre como você pode ajudar a melhorar a saúde da sua comunidade? Siga o Exercise Is Medicine Brazil no instagram (@exercicioeremedio) e veja todos os posts que vamos postando ao longo das semanas.