II Congresso do Movimento Médicos Atletas

04/09/2021

Hoje vamos dar uma pausa nos conteúdos para convidar você, nosso leitor, para se inscrever no II Congresso do Movimento Médicos Atletas (II COMMAT) que irá acontecer entre os dias 18 e 21 de Outubro. Serão 12 horas de conteúdo com palestrantes nacionais e internacionais. É estudante? Não se preocupe que você terá um certificado de participação para 12 horas. O tema desse ano é "Muito Além das Endorfinas". Você sabe o motivo? continue lendo, vale a pena!

Como o próprio nome sugere, a ideia do Movimento Médicos Atletas é estimular os médicos e acadêmicos de Medicina a praticarem esportes e atividades físicas regulares. Então o movimento é só para médicos e acadêmicos? Esse é o detalhe! Por mais que o nome seja esse, o movimento engloba todo mundo que quer ter uma vida mais saudável através da prática de atividades físicas e esporte. Mas. eu sou advogado. Posso fazer parte? Pode sim! E o engenheiro civil? Também pode. E a professora de matemática? Pode sim! O movimento engloba todo mundo que quer uma vida saudável. 

Tá, mas e o "muito além das endorfinas"? Esse tema faz referência aos benefícios do exercício físico na saúde que vão além da sensação de bem estar ou da estética. A prática de regular de exercício auxilia, também, na prevenção e tratamento de inúmeras doenças como, por exemplo, a diabetes, a pressão alta, alguns tipos de câncer, osteoporose, infarto e a lista é longa.

Mas e o Congresso? O congresso desse ano é dividido em 4 subtemas: saúde mental, nutrição, atividade física e COVID-19. Não se deixe enganar, mesmo quem não é da área da saúde pode aprender com o Congresso. Quer um exemplo? 

Uma das palestras do dia 18/10 é sobre a saúde mental da criança durante a pandemia. Você é mãe/pai ou conhece alguém que é? Você irá aprender sobre como identificar os problemas e como resolver. Outro exemplo? No dia 20/10 o tema é atividade física. Já de cara, o nosso convidado canadense Dr. Said Mekary vai abrir o dia apresentando sobre como o exercício físico pode ser útil no envelhecimento saudável e quais os impactos de ser ativo na função cognitiva. Você quer envelhecer com saúde, sem depender de ninguém e ser lúcido? Então nessa palestra você irá aprender como e o porquê fazer.

Quer saber mais detalhes? Quer dar uma olhada na programação e nos palestrantes? Existem diversas maneiras! Você pode entrar em contato pelo instagram do Movimento Médicos Atletas (clicando aqui) ou do II COMMAT (clicando aqui). Ou, ainda, você pode entrar no site do Congresso clicando aqui.