VO2max, por que é tão importante?

22/01/2022
"O VO2max é, talvez, o teste mais completo para avaliação da saúde como um todo."
"O VO2max é, talvez, o teste mais completo para avaliação da saúde como um todo."

A sigla VO2max é bem direta e significa o volume (V) máximo (max) de oxigênio (O2) que uma pessoa consegue utilizar - sendo, também, conhecido como capacidade aeróbica máxima. Em outras palavras, o VO2max leva em conta a capacidade do seu corpo em absorver, transportar e utilizar o oxigênio inspirado. 

Mas por que ele é tão importante? Simples, a grande maioria dos esportes requer o componente aeróbico para produção de energia - seja como componente principal ou secundário. Por exemplo, o maratonista precisa de um bom VO2max uma vez que sua prova leva entre 2-3 horas e é impossível que o sistema anaeróbico forneça toda energia necessária para o esporte devido ao acúmulo de ácido lático e outros metabólitos. Já o vôlei, não tem tanta correria - então não preciso de um bom VO2max, certo? Errado! Por mais que o vôlei seja um esporte primariamente anaeróbico, o componente aeróbico (VO2max) atua na recuperação do sistema anaeróbico. Ou seja, o atleta precisa que o sistema aeróbico dele atue na recuperação de energia durante os momentos de descanso ou baixa intensidade. Legal, né?

"Independentemente do esporte, o VO2max é uma informação vital para o atleta."
"Independentemente do esporte, o VO2max é uma informação vital para o atleta."

Então ter um VO2max elevado é bom apenas para atletas? Errado novamente. Vários estudos já indicaram que o VO2max é um excelente marcador da saúde cardiovascular e geral. Ou seja, de maneira direta, quanto maior seu VO2max, menores seriam as chances de você apresentar doenças cardiovasculares como, por exemplo, a pressão alta, doença coronariana e insuficiência cardíaca. Além disso, quanto maior sua capacidade aeróbica, menores as chances de você ter diabetes, AVC, câncer e várias outras doenças. Inclusive, existem algumas entidades como, por exemplo, a American Heart Association e alguns países como, por exemplo, a Itália onde o VO2max é considerado um sinal vital fazendo parte da avaliação clínica por parte dos médicos na população em geral.

Legal, né? Quer saber como medir o seu VO2max? Volte aqui sábado que vem que eu vou te explicar! Até lá!

Por Ricardo Schultz Martins

  • Bacharel em Fisiologia do Exercício pela Acadia University
  • Mestre em Fisiologia do Exercício pela Brock University
  • Especialista em Suplementação Esportiva pela Dietitians of Canada
  • Acadêmico de Medicina pela Universidade do Planalto Catarinense