top of page

É essencial que a pessoa reconheça sua capacidade de mudar

Foto do escritor: Letícia GonçalvesLetícia Gonçalves

Atualizado: há 3 dias



As virtudes e forças de carácter são o coração da Psicologia Positiva.

Elas são o fundamento de uma vida feliz, saudável e longa, como descrito já por Aristóteles. 

Do seu uso adequado depende o florescimento.

Por isso a psicoterapia positiva despende a maior parte do seu esforço em identificar e aplicar intervenções que levem a pessoa a usá-las para seu crescimento de forma ajustada.


Ao trabalhar com mudanças de comportamento dirigidas à saúde, é essencial que a pessoa reconheça sua capacidade de mudar.


Muitas vezes o primeiro obstáculo para o processo de mudança comportamental é acreditar ser possível.

Ao trabalhar com as forças de carácter o profissional que acompanha essa pessoa atende a uma das necessidades humanas básicas mais importantes nesse momento que é o senso de competência, a percepção de potência.


Importância das Forças para o Florescimento


São inúmeros os estudos que demonstram o benefício do trabalho como forças para o bem-estar físico e psicológico em diversos cenários.


Virtudes e Forças

As virtudes e forças são a expressão repetida de qualidades humanas consideradas boas e desejáveis para uma boa vida. 

O bom carácter é o que procuramos desenvolver em nós e identificar nos outros.

Existem certamente centenas ou milhares de traços de personalidade valorosos mas os pesquisadores de psicologia positiva se esforçaram por construir um inventário que reunisse virtudes e forças universais valorizadas por todas as culturas através da história (artigo).


Identificaram 6 virtudes e 24 forças ligadas a elas que constituem a classificação VIA de Forças de Carácter (artigo).

As forças são vistas como a forma de atuar das virtudes e se manifestam em combinação umas com as outras em temas situacionais. 


As forças se reúnem em cada pessoa em uma família única de traços influenciando pensamento, sentimento e comportamento:


·         Sabedoria - virtude cognitiva que permite a aquisição e uso do conhecimento; se expressa através das forças da criatividade, curiosidade, perspectiva, amor ao aprendizado e abertura de mente.

·         Coragem - virtude emocional que envolve o exercício da força de vontade em direção a um objetivo mesmo diante de uma oposição interna ou externa; se manifesta pela bravura, perseverança, honestidade e vitalidade.

·         Humanidade - virtude interpessoal que envolve o cuidado e amor ao outro expresso pelo amor, bondade e exercício da inteligência social.

·         Justiça - virtude cívica que mantém a vida comunitária saudável; é construída pelo exercício da liderança, honestidade e cultivo do trabalho em equipe.

·         Temperança - virtude que fornece a proteção contra o excesso. Aristóteles define toda virtude como sendo a aplicação da temperança. O ponto médio é onde a virtude está. A temperança se manifesta pelo perdão, humildade, prudência e capacidade de auto regulação.

·         Transcendência - a virtude da conexão com o Universo, com objetivos maiores que individuais e dirigida para a busca de um sentido profundo. As suas forças são a gratidão, espiritualidade, humor, esperança e apreciação da beleza.


O primeiro passo para trabalhar com intervenções baseadas em forças é identificá-las e notar sua atuação regular na vida, ⅔ das pessoas desconhece suas forças de caráter.

A identificação das força pode ser feita através de vários questionários sendo o VIA Carácter o mais utilizado. Ele permite descobrir o que é chamado de forças de assinatura.


As forças de assinatura são as 5 forças mais utilizadas pela pessoa. 

Elas estão relacionadas à identidade e são consideradas inevitáveis em seu uso por que sempre a pessoa recorrerá ao uso delas no seu cotidiano.


As forças de assinatura otimizam o aprendizado criando a sensação de revigoramento e alegria quando utilizadas e podem de forma deliberada serem usadas para promover as mudanças em saúde que tanto desejamos.


Abraços de vitalidade.




Letícia Gonçalves é Médica de família e comunidade (RQE 51460) com formação em Psicologia Positiva e Medicina do Estilo de Vida, parceira e membra da diretoria científica do Movimento Médicos Atletas.


É coaching de saúde e especialista em ajudar pessoas a encontrar seu florescimento em saúde, conquistando qualidade de vida, longevidade e uma vida plena.



154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page