Estão na moda agora os assuntos bioma e leaky gut (intestino permeável). O primeiro se refere à população de bactérias que povoam o intestino humano, participando desde digestão até de comunicação sobre assuntos diversos com o cérebro. O segundo é consequência da inflamação do intestino, que por sua vez é causada pelo que comemos diariamente e por nossos estilos de vida. Fast food e sedentarismo com obesidade são causas, aumentando o risco de câncer e doenças como infarto, derrame, doenças auto-imunes como artrite reumatóide, e até um envelhecimento acelerado.
Quando ingerimos alimentos inflamatórios, como o leite de vaca e o glúten do trigo, eles promovem reações com moléculas de adesão entre células da camada interna do intestino. Estas reações retiram as moléculas de adesão e promovem afastamento das células antes aderidas entre si. Assim, os intervalos entre as células, já inflamadas, facilitam a entrada de partículas que normalmente não poderiam entrar direto para a circulação sanguínea. Dentro do sangue, estas grandes partículas de proteínas estranhas não digeridas causam estranheza pelo sistema imune.
Uma cascata inflamatória se inicia, com formação anticorpos na tentativa de eliminar aquelas moléculas, porém, com mimetismo para estruturas naturais do corpo humano. Consequentemente tecidos saudáveis pertencentes aos nossos órgãos serão atingidos por mecanismos de destruição de estruturas estranhas. E dependendo da quantidade e frequência da ingestão daqueles alimentos, esta agressão é mantida, causando uma doença crônica. Além disso o alvo a ser atingido por engano depende também da genética de cada um.
E como podemos evitar e tratar tais doenças crônicas? Também começando a cura pelo intestino...
Evitando alimentos que causam essa agressão e colocando na dieta aqueles que nos ajudam a regenerar nossos tecidos e sistemas! Nossas células, quando bem nutridas, podem se restaurar, devolvendo nosso bem estar e o bom funcionamento do organismo todo. Além do mais, um bom acelerador desta melhora sempre será o exercício físico, com suas ações anti-inflamatórias e pró-regenerativas..
Comentarios