Voltando a falar sobre estilo de vida na infância, um pilar que requer muita atenção é o pilar da alimentação. E esse é um assunto delicado, porque mexe não só com a criança e o adolescente mas também com toda a família.
Construir hábitos alimentares saudáveis é um processo continuo e que deve ser iniciado na introdução alimentar de nossos pequenos.
O consumo demasiado de alimentos gordurosos, como exemplo sanduíches, batata fritas e alimentos ultraprocessados são verdadeiros vilões não só da alimentação infantil, mas também por toda a vida dessa pessoa.
Hábitos construídos na infância tendem a permanecer na vida adulta. Ainda tem-se a crença que sobrepeso na infância é sinal de saúde, entretanto para o cérebro em desenvolvimento esses alimentos estimulam sistemas de recompensa poderosos e que se estabelecem por toda a vida, levando a muitos prejuízos à saúde.
Porém a boa notícia, ou não tão boa assim, é que as crianças costumam imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem bons hábitos alimentares, acabam induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito. Uma alimentação diversificada, colorida e natural além de saborosa é um carinho para o adulto e consequentemente para as crianças.
E como profissionais da saúde não basta orientarmos a redução de refrigerantes ou ultraprocessados, temos de ser parceiros de mudança não só dando o exemplo, como também participando do processo de mudança junto com a família. Uma escuta ativa e não julgadora, traçar planos reais e permitir que pais e crianças façam parte desse plano são ações que farão a terapia alimentar ser um sucesso!
Um abraço!
Comments