top of page

Como você acha que anda a saúde dos nossos adolescentes?

A adolescência é uma fase de muitas mudanças na vida do próprio adolescente mas também na vida de toda família. É um momento de descobertas, entre elas a do estilo de vida. Temos que pensar que esse individuo é cada vez mais autônomo para fazer suas escolhas e com menos escuta para os conselhos e orientações parentais. 



Mas será que eles estão indo bem? Um estudo…. Com mais de 20 mil  adolescentes de escolas brasileiras mostrou que o estilo de vida na adolescência está cada vez pior, predispondo a doenças ligadas ao estilo de vida cada vez mais precocemente.


Isso é assustador e nos indica que a saúde dos nossos adolescentes vem desde cedo sendo influenciada por hábitos de vida pouco saudáveis com risco de doenças crônicas não transmissíveis se instalarem cada vez mais cedo. 




E a grande questão para qual eu também não sei a resposta, é o que fazer? Como sensibilizar pessoas que já tem certa autonomia, mas ainda são tão dependentes de seus cuidadores? Mudança de estilo de vida requer uma robusta ciência do comportamento por trás e não é nada simples. 


A necessidade de politicas públicas que visem orientar e acompanhar essas pessoas com ações coletivas em escolas e outros ambientes de convívio é urgente. A chance desses adolescentes manterem esses maus hábitos durante a vida é enorme e cada vez mais teremos complicações da obesidade e do sedentarismo em indivíduos mais jovens levando a prejuízo econômicos e sociais. 




Pensar a saúde como além da doença, especialmente nos mais jovens é a única solução para essa epidemia que vivemos de doenças causadas por um estilo de vida adoecedor. 

Mas é claro que, embora o cenário seja preocupante, quando falamos de infância e adolescência tudo pode mudar. Refletirmos sobre o estrilo de vida de uma forma não julgadora e lúdica pode formar jovens com um pensamento de saúde além da doença que vai ser levado para a vida toda. 

Eu trabalho com reabilitação infantil e do adolescente e no nosso serviço a atividade física  e a boa alimentação, alem de um sono de qualidade são pilares de um tratamento abrangente para a saude e a melhor funcionalidade de todos os indivíduos.

Vamos tentar?


Um abraço

Alessandra Freitas Russo

Neurologia da infância e adolescência

@neuroevoce @vivereclinicagranjaviana

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page