top of page
Foto do escritorMédicos Atletas

Cuidados especiais na infância: um olhar sobre a prevenção de acidentes

Por Dra. Alessandra Russo

Verão chegando, férias à vista! Tempos de muita brincadeira e diversão. Entretanto época que também aumentam os riscos de acidentes na infância.

No Brasil, os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Porém, cerca de 90% desses acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção.

Criança é curiosa e exploradora e muitos acidentes acontecem dentro de casa, local onde, a princípio, as crianças devem ter liberdade para circular, explorar e se desenvolver de forma saudável e segura.

Seguem algumas dicas:

De 0-6 meses: Cuidados com situações que possam causar sufocamento, como brinquedos muito pequenos, almofadas e embalagens plásticas.

Outro cuidado nessa idade é com o risco de quedas: berços com grades altas, não deixe a criança sozinha em móveis altos e use redes de proteção em janelas e grades em escadas.

Finalmente, cuidado redobrado com banheiras, piscinas, baldes, pois mesmo pequenos níveis de água podem causar afogamento.

Para os mais velhos, seguem os cuidados com piscina, além de produtos de limpeza que podem causar intoxicação. Conduza sempre a criança pela mão de forma segura ao sair de casa. Não permita que a criança brinque e solte pipa ou papagaio em locais onde há postes de luz e fiação elétrica.

E lembre-se sempre de usar a cadeira de transporte infantil. Menores de 10 anos devem continuar sentando no banco de trás do carro, presas por um cinto de segurança de três pontos. E após os 10 anos, quando podem andar no banco da frente, use sempre, SEMPRE o cinto de segurança.

São medidas simples que vão fazer seu verão ser pura alegria!


Dra. Alessandra Russo

  • Médica Neuropediatra pela USP.

  • Mestre e Doutora pela USP.

  • Título de Especialista em Neuropediatria.

  • Pós-graduada em Psiquiatria infantil pela USP.

  • Membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Neurologia Infantil


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page