Voltamos nesta belíssima quinta para comentar sobre a nossa prescrição predileta e um pouco mais de suas vantagens...
- as preocupações diárias podem ser amenizadas pela atividade física?
isso é, ao fazer atividade conseguimos resolver os problemas? SIM! Ao menos boa parte deles, e também realizar "uma entrada" nessa resolução.
Aproveitemos o fim de ano e início de planejamento de ano novo para colocar novas metas e inserir essa prescrição maravilhosa em nossa rotina.
" Dra, você não estaria exagerando nesse ponto de que o exercício pode resolver?"
- Vamos aos exemplos de vantagens!
Digamos que uma pessoa tem baixa auto-estima, está se sentindo mal, comendo mal, e sob pressão psicológica imensa... Quando comparados, um grupo de estudos de universitários que praticaram exercício, se sentiu muito melhor no bem estar geral, psicológico e em autoestima com relação a quem não praticava exercícios.
Digamos que um deseja iniciar exercícios pra melhorar a disposição física e o "estar no momento presente", e isso também é facilitado pela atividade física, ao ponto que se demanda do corpo concentração da mente ao realizar determinados exercícios, uma conta na musculação pelas séries, ou equilíbrio e exercícios complexos demandam coodernação motora.
O "estar no momento presente", famoso "mindfulness" pode ser uma motivação interessante ao início de atividade e exercício físico.
Também é de conhecimento público que as mulheres se cobram desde muito cedo, e existe muita comparação para o "corpo ideal", gerando ansiedade social junto com a angústia da imagem de seu próprio corpo não ser exatamente como deseja, homens em geral, comparados em mesmo grupo e faixa etária não sofrem com o mesmo tipo de comparação excessiva. É essa outra razão que foi comprovada para que se inicie atividade física...
"Apart from possible relationships between perceptions of attractive female body shapes and body-related anxiety, individuals who report a greater discrepancy between their current and perceived ideal body shapes may also identify more self-presentational concerns as motivation for physical activity. As such, these individuals may be more likely to report participating in physical activity in order to change aspects related to their appearance and shape"
tradução livre de minha parte : " além de possíveis relações entre percepções de formas físicas de corpo femininos atrativos e ansiedade corpo-associada, indivíduos que relatam maior discrepância entre o corpo que possuem e o corpo ideal percebido por eles pode também ser identificado como motivação pessoal para atividade física. Assim, esses indivíduos são mais propensos a relatar participação de atividade física para mudar aspectos relacionados à sua aparência e forma".
(EXAMINING CURRENT-IDEAL DISCREPANCY SCORES AND EXERCISE MOTIVATIONS AS PREDICTOR OF SOCIAL PHYSIQUE ANXIETY IN EXERCISING FEMALES- SABISTON, Catherine M.; CROCKER, Peter R.E.; CHANDLER, Krista J.)
Portanto, é natural do ser humano comparar seu corpo frequentemente, e usar disso uma inspiração para iniciar exercícios físicos na intenção de reduzir espaço entre o que a pessoa considera o ideal e sua realidade. Se você acha que é uma motivação ideal, use-a! Basta que tenha uma motivação inicial e continue seguindo nesse trajeto de um ser humano ativo.. as demais mudanças virão com o tempo. E no meio do trajeto, caso isso não seja motivação suficiente, tenho certeza que encontrará tantas vantagens através do exercício físico que não necessitará tanto assim de uma "motivação".
Aproveitando como sempre para filosofar, sabemos que é impossível retardar o tempo ou parar o relógio, a única constância da vida é a inconstância como afirmava Heráclito "“Tudo o que é fixo é ilusão.”, e sabendo-se da inconstância da vida e do poder que temos sendo apenas e unicamente controlar como reagir às coisas, podemos nos fortalecer com os exercícios nos preparando para os desafios advindos dessa inconstante vida. A idade chega para todos, sua habilidade e disposição física, assim como suas habilidades, é critério seu desenvolver.
Imagine as vantagens de conseguir massa muscular suficientemente hábil para segurar seu neto ou correr com seu filho mesmo idoso?
Manter sua independência e autonomia são fatores mais que inspiradores para começar hoje mesmo a trabalhar em si, construir suas novas habilidades e depositar prazeres futuros na conta do tempo.
Ao focar no potencial psicológico, existe melhora na depressão e na ansiedade. Reduzindo ambas.
Portanto meus amigos e caros leitores... praticar atividade física e exercício é ganhar na loteria! Na loteria da vida e da autonomia.
Já escreveu suas metas de ano novo?
FONTE:
(EXAMINING CURRENT-IDEAL DISCREPANCY SCORES AND EXERCISE MOTIVATIONS AS PREDICTOR OF SOCIAL PHYSIQUE ANXIETY IN EXERCISING FEMALES- SABISTON, Catherine M.; CROCKER, Peter R.E.; CHANDLER, Krista J.)
Até breve!
Att, Dra. Ingridi
Kommentare