top of page

DOR NEUROPÁTICA e LESÃO MUSCULAR, qual a relação?




A dor neuropática é causada por uma disfunção no sistema nervoso, que pode afetar os nervos periféricos ou centrais. O sistema nervoso periférico se refere às partes do sistema nervoso que estão fora do sistema nervoso central, isto é, fora do cérebro e da medula espinhal. Já o sistema nervoso central é a parte do sistema nervoso formado pelo encéfalo e pela medula espinhal.


Conforme artigo publicado na The Lancet Neurology (2014), a dor neuropática é caracterizada por sensações como queimação, formigamento, choque elétrico ou dor aguda em forma de pontadas. Essa dor procede da ativação anormal dos nervos ou de uma resposta inapropriada do sistema nervoso a estímulos normais. A condição pode ocorrer devido a diferentes motivos, incluindo lesões nervosas, doenças metabólicas como diabetes, ou condições neurológicas.


Já quanto a dor muscular, relaciona-se ao desconforto ou dor localizada nos músculos, normalmente causada por estiramentos, contusões, ou uso excessivo. Ela pode variar de leve a severa e frequentemente resulta de atividade física intensa, lesões ou tensões musculares. A dor muscular é frequentemente associada a inflamação, espasmos ou microlesões nas fibras musculares, e geralmente é aliviada com diminuição da carga imposta (atividade/esporte executado), mobilidades e fisioterapia (como técnicas analgésicas de eletroterapia e terapia manual).


Dor neuropática em lesões musculares pode acontecer por danos nos nervos durante a lesão ou como consequência de processos inflamatórios. Aos afetados que experimentam a dor que, na maior parte dos casos vem descrita como queimação, formigamento ou choque elétrico.


O estudo publicado no "The Journal of Pain" (2017) nomeado "Neuropathic Pain in Low Back-Related Leg Pain Patients: What Is the Evidence of Prevalence, Characteristics, and Prognosis in Primary Care? A Systematic Review of the Literature," abordou a prevalência, características e os mecanismos da dor neuropática na dor lombar com relação no membro inferior (pernas).


Segundo o estudo, a prevalência de dor neuropática em pacientes com lesão na lombar associada com a musculatura da perna indicam uma relação de 19% - 80%. Embora a gravidade e a duração da dor podem depender do tipo e da extensão da lesão.


Logo, a dor neuropática é uma complicação importante em distúrbios musculoesqueléticos e destaca-se a necessidade de abordagens diagnósticas e terapêuticas específicas para essa condição. Fazendo-se necessário considerar a dor a neuropática ao tratar pacientes com lesões musculares, para melhorar o manejo e a qualidade de vida desses pacientes.


Deixo as referencias utilizadas para a execução do post a quem interessar.



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page