Por Dra. Lilian Chehade
Está cada vez mais frequente o uso abusivo e indiscriminado dos esteroides anabolizantes e similares para fins estatísticos e de melhora da performance física e antienvelhecimento, colocando em risco a saúde destes usuários. A busca do corpo perfeito e “sarado“ tanto por homens como mulheres através do uso destas “bombas“ seja por conta própria ou prescritos por pseudoespecialistas leva a sérios efeitos adversos e até a morte. São doses excessivas utilizadas e sem nenhuma indicação clínica. E está se tornando um verdadeiro problema de saúde pública. Os danos são bem maiores que os ganhos.
Bomba detona a pele, o coração, o fígado, o cérebro, os rins, os músculos, os tendões (rotura ), os dentes, e causa dependência, violência, agressividade, e até suicídio .
Na pele : acne , oleosidade , aumento de pelos no rosto e corpo , queda de cabelos , estrias, manchas .
Nos rins: aumenta o risco de insuficiência renal aguda ou crônica podendo necessitar de hemodiálise, nefrite intersticial., cálculo renal , hipertensão arterial , perda de proteína na urina , hematúria , retenção de líquido , rabdomiólise , necrose , fibrose .
No fígado: hepatite tóxica e até tumores malignos.
No coração: aumento da pressão arterial,, insuficiência cardíaca, doenças do músculo cardíaco ,arritmias cardíacas , aumento do colesterol ruim ( LDL ) e redução do colesterol bom (HDL) , risco de aterosclerose , infarto do miocárdio e morte súbita.
No cérebro e saúde mental: ansiedade , depressão, AVC
Dentes: prejudica a saúde bucal podendo levar a destruição dos dentes
Alterações hormonais: No homem infertilidade, disfunção erétil ,atrofia dos testículos, bloqueio na produção interna de testosterona que pode demorar meses ou anos , e a parada do ciclo de testosterona pode levar a síndrome de abstinência física e psíquica.
Em relação ao “chip da beleza“ (implante hormonal subcutâneo feito em farmácia de manipulação) é picaretagem com fins lucrativos e não há aprovação dos órgãos regulatórios e está condenado por todas as sociedades médicas da área. Contém a gestrinona ou testosterona e outras substâncias se torna deletéria para a saúde da mulher levando a engrossamento da voz , acne , aumento de pelos , trombose , AVC , infarto complicações no fígado , rins.
A única indicação para o uso de testosterona em mulher é a Síndrome do desejo sexual hipoativo Para isso a orientação é consultar ginecologista, psiquiatra e / ou endocrinologista. O hormônio da mulher é o estrógeno e não a testosterona!
O uso de testosterona em homens está indicado quando há deficiência comprovada deste hormônio em exames de laboratório sendo o ponto de corte (testosterona total < 264 ng/dl pela Endocrino Society e < 300 ng/dl pela American Urology Association) associado a quadro clínico de hipogonadismo como redução de libido e da potência sexual, redução de massa muscular, aumento de massa gorda, falta de energia. E O paciente deve ter acompanhamento médico especializado.
Há poucos anos, foi criado o projeto #bombatofora pelo núcleo de Endocrinologia do Exercício e de Medicina do Esporte pela Unifesp tendo como idealizador o Dr Clayton Macedo, com foco na prevenção, tratamento e acolhimento de usuários de esteroides anabolizantes e similares e na defesa da saúde, da Ética e da Ciência!
Vamos apoiar esta causa!
Dra Lílian Elias Chehade
👉 Endocrinologista CRM 13144 BA / RQE 5561
👉 @dralilianchehade
Comments