top of page

Então é Natal!

Foto do escritor: Alessandra RussoAlessandra Russo

E se você tem a data de nascimento um pouco mais avançada, sua cabeça logo vai completar com a frase: e o que você fez?

Um ano inteiro depois, fizemos muita coisa. Algumas excelentes, outras nem tanto, boa parte na média. 

E embora eu ache essa pergunta um pouco ansiogênica, nos cobrando performance e excelência sempre, ela pode nos levar a algumas reflexões.


Tudo o que você fez no ano foi uma escolha consciente? Você se amou? Se priorizou? Cuidou de você com o mesmo amor que cuida dos seus pacientes?

A reflexão que quero trazer aqui é sobre coerência. Você é aquilo que você acredita ser o seu melhor? 

Porque na correria da vida, nós temos hábito de nos esconder atrás das desculpas. “Não treinei porque não tenho tempo”, “queria tanto ter mais tempo para minha família”, “não tenho tempo para me cuidar”. Mas será que essas afirmações são verdadeiras? 


Será que na verdade o que acontece é que somos tragados por nossas escolhas, repito, NOSSAS escolhas e viramos reféns delas? Vamos nos acostumando com nossas próprias desculpas e deixamos de perceber que, no fundo, são nossas escolhas. Que a gente pode sim tirar um tempo para a atividade física, que a gente pode sim ter tempo de qualidade com nossa família.Claro que teremos que abrir mão de algumas coisas. Mas são escolhas. E para fazermos boas escolhas temos que conhecer nossas prioridade e além disso, saber do que estamos dispostos a abrir mão.

E aqui o mindfulness, a meditação são ferramentas importantes para que foquemos no agora e façamos escolhas mais sábias e conscientes para o futuro. Nos traz auto conhecimento e lucidez. 


E aí quando no fim do ano vier a pergunta: o que você fez?,  a resposta virá muito mais fluida: fiz aquilo que foi coerente com meus valores e minhas escolhas! Deixe o seu melhor para o mundo, mas comece por você!


Um abraço

Alessandra




Dra Alessandra Freitas Russo é neurologista da infância e da adolescência com mestrado e doutorado pela USP. Atua na clínica Vivere, uma clínica de reabilitação infantil, onde é sócia fundadora. É especialista em medicina do estilo de vida e acredita que a alegria e a gratidão são os pilares de uma vida mais feliz.

@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page