A ETC é um tratamento baseado na Neuromodulação não invasiva que pode ser realizada pelos métodos:
- ETC Magnética
- ETC por Corrente Contínua
Ambos tem a mesma indicação clínica e podem ser aplicadas de forma simples, segura e não invasiva. Inibindo ou estimulando os Neurotransmissores locais responsáveis por determinada função ou comportamento.
A aplicação da estimulação produz efeitos duradouros na função cerebral e pode ser utilizado em associação terapêutica para otimizar a fisioterapia, fonoaudiologia, estimulação cognitiva, psicoterapia , entre outros.
É uma ferramenta que tem despertado grande interesse principalmente nas áreas da Neurologia, Geriatria, Otorrinolaringologia, Reumatologia e Psiquiatria, pela eficácia, segurança e facilidade.
Principais indicações:
Dores Crônicas/ Neuropáticas e Nociceptivas
Zumbido
Doenças Neuromusculares e desordens do movimento
Fibromialgia
Depressão
Tiques
Vícios
Compulsões
TOC (transtorno obsessivo compulsivo)
Distonia
Reabilitação pós AVC
Afasia
Alterações cognitivas
Além de poder Potencializar o efeito de alguns psicofármacos, não existe risco de interações medicamentosas.
Pode ser uma opção terapêutica para pacientes resistentes aos tratamentos já realizados ou para aqueles que tem algum problema/insuficiência renal ou hepática e não podem iniciar ou manter a medicação.
Estudos apontam que pode ser eficaz e coadjuvante na doença de Parkinson, Alzheimer e que tem um efeito ergogênico (melhorando o desempenho aeróbio e aumentando força muscular).
O tratamento é definido individualmente e o protocolo é fixado dependendo do histórico do paciente, diagnóstico, gravidade, refratariedade e cronicidade.
É Contra indicado para pacientes com Marcapasso Cardíaco, para os que já realizaram Procedimentos neurocirúrgicos que tenham dispositivo metálico intracraniano e para Epiléticos de difícil Controle.
É ainda um tratamento pouco conhecido e pouco utilizado, mas é uma importante ferramenta para nosso arsenal terapêutico.
Comments