No post passado falamos sobre ansiedade na infância. Temos cada vez mais um número crescente de crianças e adolescentes com transtornos ansiosos que trazem prejuízos para vida e impactos adaptativos e funcionais importantes.
O tratamento desses transtornos pode requerer uso de medicação, mas a primeira indicação é mudança do estilo de vida e psicoterapia.
Dentre esses aspectos relacionados ao estilo de vida, a prática de atividade física, a boa alimentação e bons padrões de sono são fundamentais para esse tratamento.
Outra técnica que ajuda muito nessa abordagem é o mindfulness.
Mindfulness é traduzido como a atenção plena, ou seja, aquele momento em que nossas preocupações com o passado e o futuro vão cedendo lugar ao agora e às práticas contemplativas.
Estudos evidenciam que essa prática melhora níveis de hipertensão arterial, reduz o estresse e melhora o sono.
Mas criança consegue praticar? Essa habilidade é muito importante não só para os adultos, mas também para as crianças, que crescem hoje na geração de nativos digitais com cada vez mais estímulos aos sentidos e cada vez com menos momentos para desacelerar.
A essência para todas as faixas etárias é a mesma, exigindo apenas uma adaptação da linguagem que será utilizada durante as técnicas de relaxamento e o tempo de prática que pode ser de apenas 2 a 3 minutos em crianças mais pequenas.
Dentre os benefícios desta prática estão maior controle da tensão, mais foco, melhora na regulação emocional e melhora na aprendizagem.
E se como bônus vocês juntar ao seu filho, os benefícios desse tempo de qualidade serão ainda maiores.
Um abraço
Dra Alessandra Freitas Russo
Neurologia da infância e da adolescência
@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana
留言