Esses dias fui questionada: porquê eu estaria insistindo nessa idéia de estudar medicina integrativa se não dá dinheiro...
Depois que você conhece o verdadeiro motivo de você estar cansado, sem energia, com os cabelos caindo, unhas fracas, mau humor, ganhando peso sem conseguir perdê-lo de novo...
Bem, essa era eu. Uma paciente descontente com o que ouvia dos guidelines atuais de tratamento médico.
(Diz a nutricionista Denise Carrero em um de seus livros, que os guidelines de tratamento foram criados para padronizar tratamentos, de acordo com exames laboratoriais, para facilitar a vida dos médicos, que, por sua vez, não tinham que pensar na individualidade das doenças dos seus pacientes.)
Eu era uma paciente que tinha TSH dentro dos valores ditos " de referência", ou seja, dentro do normal par a população em geral.
Eu ainda com todos aqueles sintomas, fui orientada a aguardar "até ano que vem" para que refizesse exames de acompanhamento, porque aqueles valores estavam normais. Quando aos sintomas: "Ah, você deve estar só cansada!"
Depois que realmente entendi que, desde minha alimentação, minha coleção de bactérias e fungos no intestino, meus exercicios fisicos, minhas horas de estresse diário, meus suplementos , meu sono, meus hormônios ( muitos mais do que eu imaginava serem os culpados) e minha espiritualidade, estado mental e fé, todos estes é que causavam meus sintomas... Depois que eu descobri o que estava fazendo há anos de errado e, melhor ainda, depois que eu descobri como corrigir isso tudo e devolver a mim mesma a vitalidade dos meus 25 anos... ai, sim, meus amigos, eu não consiguiria mais voltar atrás!
Não dá mais para exercer aquela medicina medíocre que tratava os exames de laboratório, como se fossem mais importantes como os sintomas e sinais presentes nos pacientes.
Não dá mais para fingir que a causa é tão simples de resolver como um só remédio de acordo com um resultado simples de laboratório ou imagem.
Não dá mais para sofrer sabendo que, muitas vezes, a solução é muito mais evidente e natural, individual e mais barata do que remédios que a farmácia está querendo vender.
Por isso tudo, não consigo mais voltar atrás!
Comments