top of page

O paciente pode mais. E você também!

Foto do escritor: Letícia GonçalvesLetícia Gonçalves

Atualizado: 18 de nov. de 2024



Cá estou novamente utilizando esse espaço para compartilhar ideias que aprendo estudando psicologia positiva e convidar nossos leitores a descobrirem como a ciência tem a capacidade de buscar uma vida apreciativa e nos transformar para construir saúde de forma concreta e autoral.

Rosenthal, uma pesquisador importante no campo das crenças, nos ensina a acreditar em um beneficio que ainda não foi visto.

O poder da expectativa de melhorar o desempenho é bem documentado e foi chamado de efeito Pigmalião


Em 1968, dois professores americanos (Robert Rosenthal e Leonore Jacobson) fizeram uma experiência com as crianças que frequentavam a sua escola .

No início do ano letivo, todas as crianças fizeram um teste de QI. Cerca de 20% das crianças tiveram notas bastante altas e mostraram um alto potencial de desenvolvimento.

Eles comunicaram os resultados do teste aos professores, mas com uma manipulação: as notas 20% mais altas dos testes das crianças foram atribuídas aleatoriamente às crianças nas salas de aula.

Os resultados? No final do ano letivo, todas as crianças que foram percebidas pelos professores como as crianças de “alto potencial” melhoraram significativamente.

Este efeito ficou conhecido como o efeito Pigmalião.





O modelo de pensamento de criação de benefícios é quando para além de reconhecer benefícios no que já existe eu começo a acreditar em um beneficio que ainda não foi visto: é quando a crença em potencia vira de fato na manifestação dela.

Quando acreditamos e enxergamos potencia na outra pessoa é muito mais provável que a pessoa desenvolva de fato a potencia por estimulo de quem acreditou.


O poeta romano Ovídio, que viveu no início da era cristã, escreveu sobre o escultor Pigmalião, que se apaixonou pela própria estátua e foi premiado pela deusa Vênus, que lhe deu vida. O polemista e dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, escreveu sobre esse tema na peça Pigmalião


Por isso a importância de acreditar no potencial daqueles que cuidamos e como isso se torna realizador . Quando acreditamos no potencial de alguém isso habilita e a aproxima da possibilidade de sucesso.


O efeito Pigmalião tambem pode ser conhecido como efeito Michelangelo já que esse artista e escultor acreditava que sempre dentro de uma rocha existia um anjo escondido e só precisava ir lapidando para que esse anjo aparecesse.


Utilizando os princípios estabelecidos pela Psicologia Positiva e o conhecimento deste efeito para promover o florescimento além de tratar as condições de saúde e os transtornos mentais.

Segundo Rashid e Seligman a Psicoterapia Positiva se fundamenta em 3 pressupostos:

 

1.      as pessoas querem, além de melhorar dos sintomas, desenvolver-se e crescer.

2.      as forças de caráter e outros recursos positivos são tão reais quanto a psicopatologia.

3.      um relação terapêutica eficaz pode ser também desenvolvida centrada nas forças e aspectos positivos e não apenas nos transtornos mentais. 

 

Ela é a aplicação de intervenções avaliadas pela Psicoterapia Positiva na prática clínica para aumentar as emoções positivas, o engajamento e o sentido de viver. Segundo Seligman, Rashi e Parks (artigo) a psicoterapia tradicional falha em não abordar o florescimento e tratar conceitos importantes da psicologia humana (estado de fluxo, engajamento, sentido, experiências de pico, maturidade, etc) como se fossem subproduto direto da melhora do transtorno mental ou um luxo.


Nós temos um papel importante na realização do efeito Pigmalião em todos os lugares que ocupamos. Colocar um olhar de esperança e crença no potencial desperta e libera o potencial dos outros : isso no consultório , nas nossas casas, com nossos amigos e nas nossas relações mais íntimas.






Letícia Gonçalves é Médica de família e comunidade (RQE 51460) com formação em Nutrologia, Psicologia Positiva e Medicina do Estilo de Vida, parceira e membra da diretoria científica do Movimento Médicos Atletas.


É coaching de saúde e especialista em ajudar pessoas a encontrar seu florescimento em saúde, conquistando qualidade de vida, longevidade e uma vida plena.


88 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


Flávia Portela
Flávia Portela
Oct 21, 2024

Não encontro palavras para expressar a gratidão que sinto pelo que fez por mim. Muito obrigada mais uma vez pelo seu excelente cuidado, atenção e apoio.


Like

Queren Rosa
Queren Rosa
Oct 21, 2024

Que texto maravilhoso! E é exatamente o que você faz com seus pacientes. Você acredita no nosso potencial, por mais que venhamos a falhar, você segue acreditando. Muito obrigada por ser esse ser Humano ❤️

Like

Muito obrigada pela reflexão! Eu não conhecia com este nome! Na psicanálise da criança, a aposta no sucesso da criança, o olhar dos pais, professores e terapeutas interfere muito no prognóstico - daí a preocupação com estigmas e rótulos em saúde mental! Agradeço muito pelas informações! 🙏🏼❤️👏👏👏👏

Like
bottom of page