top of page

O tempo e as conexões

Falar sobre tempo nos dias atuais é sempre um tópico sensível. Andamos todos muito sem tempo, com a impressão que a vida está passando rápido demais e que perdemos muito tempo (aquele mesmo que não temos) com distrações que não são nossa prioridade.


Então aqui quero propor a reflexão desse texto. Como andam suas conexões? Família, amigos, a rede de pessoas que te sustentam e que você sustenta. Dentro dos preceitos da medicina do estilo de vida, as conexões são um pilar importante de saúde, especialmente mental. 


Mas para isso precisamos estar presentes, parar um minuto e dedicar tempo àqueles que nos são caros e importantes. Passar um plantão para ter um final de semana em família, reduzir um pouco as horas de consultório para pegar seus filhos na escola, aceitar aquele convite para um happy hour da sua turma de escola. Aparecer de surpresa na casa de seus avós ou mesmo umas férias com seus pais e irmãos. Conexões são importantes mas precisam ser cultivadas.  


E para cultivar conexões de qualidade precisamos estar presentes, desligar as telas, desacelerar o pensamento e estar de verdade no momento presente. Lembrando que esse é um círculo virtuoso, onde a presença do outro faz bem para a nossa saúde e nós fazemos bem para o outro. 



Finalizo esse texto com a pergunta inicial: como estão suas conexões? E acrescento, o que você pode e quer fazer para melhorá-las? Essa é uma escolha ativa e voltando ao título desse texto, tempo é uma variável que está sob o controle de nossas escolhas, do nosso planejamento. Ter consciência disso é uma enorme responsabilidade, mas também uma enorme liberdade. 


Um abraço

Alessandra





Dra Alessandra Freitas Russo é neurologista da infância e da adolescência com mestrado e doutorado pela USP. Atua na clínica Vivere, uma clínica de reabilitação infantil, onde é sócia fundadora. É especialista em medicina do estilo de vida e acredita que a alegria e a gratidão são pilares de uma vida mais feliz.

@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana

 
 
 

Comments


bottom of page