Seguimos falando dos pilares da medicina do estilo de vida (MEV) na infância, Na MEV, através da abordagem dos pilares do estilo de vida, como sono, atividade física, alimentação, entre outros, promovemos saúde, prevenimos e tratamos doenças.
É bastante conhecido que a atividade fisica é importante para a saúde em todas as idades, mas como reduzir o sedentarismo nas nossas crianças? Quais os prejuízos desse sedentarismo? Quais os facilitadores que levam nossas crianças a se mexerem tão pouco?
Um fator importante da vida sedentária infantil são os avanços tecnológicos (computadores, celulares, videogames, etc.), que fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente para quase nada. Pequenas atitudes como trocar o elevador por uma divertida corrida na escada, ou uma brincadeira de "pular degrau" já pode trazer mais movimento para a vida da criança.
Atualmente, ao contrário de alguns anos atrás, fatores como a violência urbana leva as crianças a ficarem mais dentro de casa com menos atividade física e mais horas paradas na TV ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um ultraprocessado acompanhado de refrigerantes. Nesse cenário, que tal criar circuitos motores e enriquecer o ambiente com britadeiras motoras?
Se a atividade física promove saúde, o sedentarismo promove doença e nesse contexto precisamos falar que a obesidade é uma doença que abre portas para outras doenças. Como diabetes tipo 2 e hipercolesterolemia.
O sedentarismo reduz velocidade de crescimentos e atua piorando padrão de sono e aumentando estresse e ansiedade.
Estimular o movimento na infância vai além do exercício físico, é manter nossas crianças ativas e despertar nelas o valor de uma vida mais saudável. Elas levarão isso por toda a vida!
Comments