top of page

VO2max, por que é tão importante?

Por Ricardo Shultz Martins


A sigla VO2max é bem direta e significa o volume (V) máximo (max) de oxigênio (O2) que uma pessoa consegue utilizar - sendo, também, conhecido como capacidade aeróbica máxima. Em outras palavras, o VO2max leva em conta a capacidade do seu corpo em absorver, transportar e utilizar o oxigênio inspirado.

Mas por que ele é tão importante? Simples, a grande maioria dos esportes requer o componente aeróbico para produção de energia - seja como componente principal ou secundário. Por exemplo, o maratonista precisa de um bom VO2max uma vez que sua prova leva entre 2-3 horas e é impossível que o sistema anaeróbico forneça toda energia necessária para o esporte devido ao acúmulo de ácido lático e outros metabólitos. Já o vôlei, não tem tanta correria - então não preciso de um bom VO2max, certo? Errado! Por mais que o vôlei seja um esporte primariamente anaeróbico, o componente aeróbico (VO2max) atua na recuperação do sistema anaeróbico. Ou seja, o atleta precisa que o sistema aeróbico dele atue na recuperação de energia durante os momentos de descanso ou baixa intensidade. Legal, né?Para quem está na luta para perder peso, toda caloria importa.

De uma maneira geral, a maioria das pessoas que estão nas academias visam a perda de peso. E não há nada de errado nisso! Muito pelo contrário, o sobrepeso e a obesidade são dois fatores de risco para inúmeras doenças como a diabetes, infarto, derrame etc. De uma maneira bem básica, a matemática da perda de peso é simples: é gastar mais calorias do que você come. E quantas kcal eu gasto? Primeiro você tem que calcular sua taxa metabólica basal (quanto teu corpo gasta de energia para te manter vivo) e para isso, existem várias calculadoras online. Além da taxa metabólica basal, você pode calcular quanto cada atividade física que você faz durante o dia gasta. Quer um exemplo? Vamo utilizar o exemplo de atleta de final de semana que pesa 80 kilos e joga 1 hora de futebol por semana (aprox 7 METs).

Então ter um VO2max elevado é bom apenas para atletas? Errado novamente. Vários estudos já indicaram que o VO2max é um excelente marcador da saúde cardiovascular e geral. Ou seja, de maneira direta, quanto maior seu VO2max, menores seriam as chances de você apresentar doenças cardiovasculares como, por exemplo, a pressão alta, doença coronariana e insuficiência cardíaca. Além disso, quanto maior sua capacidade aeróbica, menores as chances de você ter diabetes, AVC, câncer e várias outras doenças. Inclusive, existem algumas entidades como, por exemplo, a American Heart Association e alguns países como, por exemplo, a Itália onde o VO2max é considerado um sinal vital fazendo parte da avaliação clínica por parte dos médicos na população em geral.

Legal, né? Quer saber como medir o seu VO2max? Volte aqui sábado que vem que eu vou te explicar! Até lá!


Ricardo Schultz Martins

  • Mestre em Fisiologia do Exercício pela Brock University.

  • Bacharel em Fisiologia do Exercício pela Acadia University.

  • Especialista em Suplementação Esportiva pela Dietitians of Canada.

  • Acadêmico de Medicina pela Universidade do Planalto Catarinense.


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page