Porque a endocrinologia está fazendo campanha contra cursinhos da recém criada e ainda não reconhecida especialidade Hormonologia…
Alguns médicos revolucionários defendem que o termo Endocrinologia já está defasado, uma vez que já é comprovada a produção de hormônios por tecidos não endócrinos, como os músculos, intestino e cérebro.
Porém a desavença não se trata apenas da nova nomenclatura, mas sim da idéia de que aqueles rebeldes estariam ensinando médicos e outros profissionais a prescreverem anabolizantes indiscriminadamente.
O preconceito contra facções que batam de frente com a medicina tradicional faz com que pacientes fiquem indecisos e perdidos, sem saber quem fala a verdade.
Uma entidade de respeito e completamente baseada em evidências científicas é a SOBRAF( Sociedade Brasileira de Estudos da Fisiologia), que defende que cada paciente deve ser respeitado e ouvido, e que seja mais importante sua clínica do que seus exames laboratoriais.
Uma das piores queixas de pacientes e médicos contra a medicina tradicional é a desvalorização da sua queixa e essa supervalorização de exames complementares. A clínica deveria ser soberana, até porque vários exames são falhos em mostrar a real situação funcional intracelular ou mesmo a distribuição corporal de substâncias. Por exemplo, o famoso hipotireoidismo, cujo marcador tradicional é o TSH, que , por sua vez pode ter sua concentração sérica influenciada até mesmo pela vitamina biotina. Outro exemplo é a reposição de progesterona, que se reflete em níveis salivares aumentados e melhora da clínica, mas com níveis normais ou baixos no sangue.
É uma pena que a endocrinologia não possibilite usar seu vasto conhecimento em doenças para somar esforços na medicina a favor do paciente e contra essa onda de supervalorização do check up anual acima dos cuidados diários de saúde individual.
Se unissem as forças pela valorização da vida e da saúde, todos contra o excesso de medicamentos artificiais e pela modificação do estilo de vida, sairíamos todos ganhando! Médicos mais realizados e pacientes mais BEM TRATADOS!
Comments