top of page

Cardio antes ou depois da musculação?

Por Ricardo Shultz Martins


Aeróbico antes ou depois...

Uma das perguntas que mais recebo dos meus atletas é sobre a relação entre o treino aeróbico (cardio) e o treino resistido (musculação). O principal medo que vejo é quanto a interferência entre essas duas modalidades de treinamento - então o post de hoje vai tentar solucionar algumas dessas dúvidas!

A primeira pergunta que eu recebo é "é uma boa ideia combinar cardio com musculação?".

Como sempre, a resposta é depende - para quem? para que? Como via de regra para a população em geral que treina até 5-6x na semana e que procura apenas por saúde, condicionamento, perda de peso ou melhora estética na academia não há problema algum fazer um treino aeróbico e um treino resistido (musculação) na mesma sessão de treinamento. Inclusive, existe uma revisão sistemática da literatura (link aqui) de 2018 que a combinação entre treinamento aeróbico e de musculação na mesma sessão não afeta hipertrofia muscular e ganhos de força. Porém, quando falamos de treinos onde o foco é a potência muscular (aceleração, velocidade, etc) talvez seja melhor separar as sessões devido à uma possível redução na capacidade do músculo em produzir tal contração com um possível impacto negativo. Ou seja, se você quer apenas perder peso, ganhar músculo ou melhorar sua saúde.. mete bala e combine aeróbico e musculação na mesma ida a academia.


Naturalmente, a segunda pergunta não poderia ser outra se não a "devo fazer o aeróbico antes ou depois da musculação?".

Novamente, o melhor é a individualização (para quem? para que?). Para aqueles que só procuram por melhorar a saúde, perder peso e melhorar a estética, não há regra e geralmente fica a critério da pessoa. Porém, em alguns casos devemos analisar qual o objetivo da pessoa e da intensidade e volume de treino a ser realizado. Por exemplo, uma pessoa que quer ganhar massa muscular talvez eu tenha que fazer o treinamento resistido devido ao alto volume que esse objetivo necessita. Nesse caso, o aeróbico pode ser realizado após a musculação para preservar a musculatura para a sessão de treinamento. Por outro lado, uma pessoa que gosta de correr eu já prefiro usar o aeróbico antes da sessão de musculação porque quero uma musculatura cansada para melhorar sua endurance durante a musculação - basicamente ensinar a musculatura a fazer o trabalho mesmo estando "cansada".

Ou seja, temos duas mensagens bem importantes aqui. A primeira é que para a maioria das pessoas combinar o cardio com a musculação na mesma sessão na academia não causam interferências entre si - pode fazer sua esteira e a musculação sem medo de ser feliz. A segunda é que para a maioria das pessoas não importa a sequência de treinamento - porém, vale a pena a análise individual de cada caso para potencializar o treino em si. Na dúvida, sempre procure um profissional especializado.


Ricardo Schultz Martins
  • Bacharel em Fisiologia do Exercício pela Acadia University.

  • Mestre em Fisiologia do Exercício pela Brock University.

  • Especialista em Suplementação Esportiva pela Dietitians of Canada.

  • Acadêmico de Medicina pela Universidade do Planalto Catarinense.


8 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page