Qual o maior erro de quem toma suplementos?
- Juliana da Silva Pereira
- 10 de fev.
- 3 min de leitura

O uso de suplementos é uma prática comum entre aqueles que buscam melhorar a performance, a composição corporal e a saúde geral. No entanto, um erro frequente pode estar comprometendo seus resultados e gerando desperdício financeiro.
Seja por falta de informação ou por hábitos adquiridos, muitas pessoas subestimam a importância da dosagem exata, o que pode resultar em subdoses que reduzem ou até anulam os benefícios esperados.
A subdose e seus impactos
A maioria dos suplementos tem uma dosagem ideal para gerar os efeitos desejados. Quando ingeridos em quantidades menores do que o recomendado, o corpo pode não alcançar as concentrações necessárias para obter os benefícios. Isso significa que, mesmo tomando o suplemento, os resultados podem ser abaixo do esperado ou inexistentes.
Além disso, há o impacto financeiro. Afinal, um suplemento que não está sendo consumido corretamente vira um investimento perdido.
Vamos a alguns exemplos práticos.
Creatina: quanto você está realmente tomando?
A creatina é um dos suplementos mais estudados e recomendados para melhora da força e recuperação muscular. A dose diária ideal é de 3 a 5 gramas por dia.
O problema é que muitas pessoas utilizam a colher dosadora sem saber exatamente quanto estão ingerindo. Dependendo da densidade do pó e da forma de medição, a quantidade pode ser menor do que a necessária, comprometendo seus efeitos.
Se ficou na dúvida, fique sempre atento a recomendação do seu médico ou nutricionista. Se ficar na dúvida, utilize uma balança de precisão para garantir que está consumindo a dose correta.
Ômega 3: ler o rótulo faz toda a diferença
Outro erro muito comum acontece com suplementos de Ômega 3. Vamos pegar como exemplo o Ômega 3 da Vitafor. Cada cápsula contém cerca de 360 mg de EPA e 240 mg de DHA. A recomendação ideal para obter benefícios cardiovasculares e anti-inflamatórios é consumir pelo menos 1000 mg de EPA e 500 mg de DHA por dia.
Isso significa que para alcançar essa quantidade, você precisa tomar 3 cápsulas por dia. Porém, muitas pessoas tomam apenas uma cápsula, acreditando estar ingerindo a dose correta. O resultado? Baixa ingestão dos ácidos graxos essenciais e pouca ou nenhuma melhora esperada.
Como evitar erros na dosagem dos suplementos?
1. Leia sempre o rótulo e a bula do suplemento – A dosagem correta pode variar conforme a concentração do produto.
2. Use balança de precisão para pós – A colher dosadora pode não ser precisa o suficiente.
3. Verifique quantas cápsulas são necessárias – O total de cada nutriente pode estar dividido em mais de uma cápsula.
4. Consulte um profissional– Um médico ou nutricionista pode personalizar a dose de acordo com suas necessidades.
5. Não economize no lugar errado – Reduzir a dose para “fazer o suplemento durar mais” pode ser um erro que compromete seus resultados.
Suplementação eficaz não é apenas sobre tomar, mas sobre tomar corretamente. Seguir as recomendações do fabricante e garantir a dose adequada pode ser a diferença entre alcançar os resultados desejados ou jogar dinheiro fora.
Se você já usa suplementos, revise sua forma de consumo e veja se está realmente aproveitando todo o potencial deles. Seu corpo (e seu bolso) agradecem!

Juliana da Silva é médica (CRMSP 144.525) parceira e membro da diretoria científica do Movimento Médicos Atletas e atua como generalista com foco em nutrologia e medicina do estilo de vida.
É especialista em ajudar pessoas que buscam mais qualidade de vida, controle de suas doenças crônicas e longevidade através dos hábitos saudáveis.
Quer agendar uma consulta? Se sim, clique no botão abaixo.
Comentários