top of page

Quantas calorias eu gastei?

Por Ricardo Shultz Martins


Antes de me formar em fisiologia do exercício, eu sempre me perguntei se as calorias que a esteira ou bicicleta onde me exercitava estavam dizendo a verdade. Você já parou para pensar a mesma coisa? Então continue lendo, hoje vou te ensinar como calcular quantas calorias você gasta se movimentando!

Para quem está na luta para perder peso, toda caloria importa.

De uma maneira geral, a maioria das pessoas que estão nas academias visam a perda de peso. E não há nada de errado nisso! Muito pelo contrário, o sobrepeso e a obesidade são dois fatores de risco para inúmeras doenças como a diabetes, infarto, derrame etc. De uma maneira bem básica, a matemática da perda de peso é simples: é gastar mais calorias do que você come. E quantas kcal eu gasto? Primeiro você tem que calcular sua taxa metabólica basal (quanto teu corpo gasta de energia para te manter vivo) e para isso, existem várias calculadoras online. Além da taxa metabólica basal, você pode calcular quanto cada atividade física que você faz durante o dia gasta. Quer um exemplo? Vamo utilizar o exemplo de atleta de final de semana que pesa 80 kilos e joga 1 hora de futebol por semana (aprox 7 METs).

Passo 1 - multiplicar 7 METs por 3.5 = 24.5 Passo 2 - multiplicar o passo 1 (24.5) pelo peso da pessoa = 24.5 x 80 = 1960 Passo 3 - multiplicar o passo 2 (1960) pelo tempo em minutos da atividade= 1960 x 60 min = 117600 Passo 4 - multiplicar o passo 3 (117600) por 5 = 117600 x 5 = 588000 Passo 5 - dividir o passo 4 (588000) por 1000 = 588 kcal gastos em 1 hora de futebol. Se é uma pessoa que gasta 2000kcal por dia, nesse dia seu gasto será de 2588kcal. Legal né? Mas, Ricardo, eu não jogo futebol. Basta você procurar quantos METs sua atividade gasta (abaixo tem uma tabela de exemplo) e substituir no passo 1 onde você vai multiplicar por 3.5.


Quantos METs cada atividade física gasta.


E Ricardo, eu só faço caminhada. Como calculo? Mesma regra dos METs. De maneira geral, cada kilometro por hora é equivalente a 1 MET. Ou seja, se você caminha a 5km/h você está se exercitando a 5 METs. Se você corre a 15km/h, você está se exercitando a 15 METs. Aí basta você substituir no passo 1 da conta e ver quantas calorias sua sessão de treinamento gastou!


Ricardo Schultz Martins

  • Mestre em Fisiologia do Exercício pela Brock University.

  • Bacharel em Fisiologia do Exercício pela Acadia University.

  • Especialista em Suplementação Esportiva pela Dietitians of Canada.

  • Acadêmico de Medicina pela Universidade do Planalto Catarinense.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page