Você é bondoso com você?
- Alessandra Russo
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Já começamos esse texto com uma pergunta difícil! E o objetivo aqui é realmente trazer sua atenção para você mesmo de forma abrupta.
Perdoar está longe de ser uma ação fácil, assim como não julgar. Mas antes de pensar nessas duas ações em relação às outras pessoas, vamos pensar sobre nós mesmos.
Tire um tempinho para responder sinceramente à essas duas perguntas: 1) Você se perdoa com facilidade? 2) Você se julga com frequência?
Entender o quanto nos cobramos, eventualmente por coisas praticamente impossíveis de serem realizadas, é um passo para se olhar com mais compaixão. Não é porque somos profissionais da saúde que temos a obrigação de sermos perfeitos em todas as esferas da nossa vida. Elencar nossas prioridades, tirar (sem culpa) um tempo para o autocuidado, para fazermos coisas por nós mesmos é cuidar da nossa saúde, é nos olhar com bondade.

Falando do perdão, em uma vida cheia de compromissos e responsabilidades, alguns pratinhos vão cair e está tudo bem. Acontece. Remoer isso não vai ajudar em nada. Se perdoar vai te conduzir a um estado de bondade amorosa com você e consequentemente com os outros.
Eu sei que tudo isso não é simples, mas é possível e algumas ações podem te ajudar a encontrar esse equilíbrio.
Uma delas é a atividade física. Quando praticamos um atividade física, nos conectamos conosco e nos damos um tempo de qualidade que traz melhora física e mental.
Outra possibilidade é o Mindfulness ou alguma técnica de meditação. Vários aplicativos podem te ajudar nisso e confie em mim, o caminho não é fácil no inicio mas será extremamente recompensador.

E finalmente, busque ajuda. Faça terapia, procure ajuda médica especializada se as coisas estiverem complicadas. Antes de sermos médicos, nós somos humanos e falíveis como qualquer outra pessoa. Não se esqueça disso! Se perdoe, se acolha, se ame e se trate com bondade.
Um abraço
Alessandra
Dra Alessandra Freitas Russo é neurologista da infância e da adolescência com mestrado e doutorado pela USP. Atua na clínica Vivere, uma clínica de reabilitação infantil, onde é sócia fundadora. É especialista em medicina do estilo de vida e acredita que a alegria e a gratidão são pilares de uma vida mais feliz.
@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana
Comments