top of page

FELIZ ANO NOVO!

Foto do escritor: Alessandra RussoAlessandra Russo

Começo de um novo ano é tempo de festa, de fazer planos, retrospectivas. Aquele balanço geral do que funcionou e do que queremos mudar. Tempos também de fazer as famosas metas para o ano novo. Os planos clássicos para os adultos são deixar de fumar, praticar mais esportes e perder peso.


Porém infelizmente, para a maior parte das pessoas, essa planos nascem em dezembro e morrem em janeiro ou fevereiro.

E por que isso acontece? Será que realmente não queremos mudar?


Na verdade, mudanças de comportamento são extremamente difíceis. Não ocorrem do dia para a noite e eventualmente vamos precisar de ajuda externa. Um dos pilares da medicina do estilo de vida são as conexões. Em processos de mudanças, suas conexões podem ser um aliado importante.


Que tal começar uma atividade física com um amigo, seu filho, seu pet ou seu parceiro? 

Além disso, outra dica importa importante é que você coloque seus valores como motivadores do seu processo de mudança. Quero parar de fumar para que meus filhos não cresçam com esse exemplo de comportamento. 


Vale lembrar sempre que metas muito ousadas correm maior risco de serem abandonados.  Então vá com calma. Não se proponha “perder” 10 kg em um mês, e sim, comer mais saudável introduzindo frutas e legumes e retirando os ultraprocessados da sua dieta.


Outra dica interessante é olhar para outros pontos da sua vida. Melhorar sua rotina de sono pode ajudar em muitos outros aspectos da sua vida. Cuidar da sua espiritualidade, independente da sua religião, também vai ajudar nos processos de mudança e aumentando seu senso de pertencimento. 



Finalmente, se olhe com amor e compaixão. Acolha suas falhas com carinho, comemore suas metas alcançadas, mesmo que ainda parcialmente. E agradeça sempre. A gratidão nos traz enormes benefícios físicos e emocionais. Feliz 2025! Que seu ano seja leve e alegre!


Um abraço

Alessandra




Dra Alessandra Freitas Russo é neurologista da infância e da adolescência com mestrado e doutorado pela USP.

Atua na clínica Vivere, uma clínica de reabilitação infantil, onde é sócia fundadora.

É especialista em medicina do estilo de vida e acredita que a alegria e a gratidão são pilares de uma vida mais feliz.

@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page