“Quem falha em planejar, planeja o fracasso.” Benjamin Franklin
Em 2008 durante as eleições na Pensilvânia 287,000 pessoas foram aleatoriamente escolhidas para um teste.
Foram divididas em 3 grupos: Grupo de controle, grupo padrão e o grupo de planejamento.
O objetivo desse teste era saber se dar um plano de votação aumentaria as chances dos eleitores votarem.
Então, pouco antes das eleições não fizeram nenhuma ligação para o grupo de controle.
Mas para o grupo padrão foi feita 1 ligação para lembrá-los das eleições, encorajá-los a votar e perguntar se tinham a intenção de votar.
E com o grupo de planejamento fizeram essa mesma ligação do grupo padrão, porém fizeram mais 3 perguntas: Quando votariam, onde iriam votar e como iriam chegar no local de votação.
Os resultados foram os seguintes: Aqueles do grupo padrão compareceram 2% mais em relação ao grupo de controle.
E o grupo de planejamento compareceu 4.1% mais em relação ao grupo de controle.
Já em um outro estudo em 2001, na Grã-Bretanha, pesquisadores queriam ajudar 248 pessoas a criarem bons hábitos de exercício em duas semanas.
As pessoas foram divididas em 3 grupos.
O primeiro grupo, que foi o de controle.
Foi solicitado que as pessoas desse grupo registrassem quantas vezes se exercitavam.
O segundo grupo, que foi o da motivação.
Eles além de registrar seus treinos, tinham que ler artigos sobre os benefícios do exercício. Os pesquisadores também explicaram algumas consequências por não se exercitar.
Por fim, o terceiro grupo.
Eles receberam a mesma apresentação sobre as consequências, o que os deu níveis parecidos de motivação em comparação ao segundo grupo.
Mas também lhes foi pedido que definissem um planejamento de quando e onde se exercitariam durante a semana seguinte.
Eles tinham que completar a seguinte frase:
“Durante a próxima semana, vou me exercitar pelo menos 20 minutos em [dia] às [horas] em [local].”
Os resultados foram esses: de 35% a 38% do primeiro e segundo grupo se exercitaram pelo menos 1 vez por semana.
Já no grupo de planejamento, 91% se exercitou pelo menos 1 vez por semana. Mais que o dobro.
Esse é o poder de um plano.
Com apenas 3 perguntas no primeiro estudo fizeram 4% a mais das pessoas comparecerem para votar.
Melhor ainda no segundo estudo, onde com um simples plano, fez 91% comparecer para se exercitar.
Planejar é dizer a si mesmo como vai alcançar uma meta.
É dar uma data, local e hora para suas metas passarem a existir no mundo.
Planos diferenciam quem alcança algo, e quem não.
A qualidade do seu plano define a probabilidade de alcançar sua meta.
Entretanto, ainda há uma coisa.
Você pode ter a meta mais ambiciosa do mundo e o plano mais bem elaborado, se te faltar esse ingrediente mágico, você não irá a lugar algum.
Gostou dessa reflexão?
Hoje falei sobre como isso acontece quando falamos de MOTIVAÇÃO! No próximo texto do blog abordarei o poder da ação.
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