top of page
Foto do escritorIngridi Vargas

Risos, Cruzado, Reto e Upper 🥊


A luta é antiga mas as vantagens são sempre atuais.


Desta vez resolvi comentar com vocês sobre o bom humor no campo da luta.


Um artigo de psicologia no mundo do boxe conclui que:

“ O uso eficaz e equilibrado do humor não só proporciona emoções positivas e socialização de boxeadores, mas também reduz emoções negativas como depressão, estresse e ansiedade” ( abordagens do uso do humor em treinamentos e competições de boxe”)

E aqui não estamos supondo que dois atletas que se enfrentarão entre socos e desvios estarão sorrindo e expondo seus incisivos, por mais bizarra que seja essa imagem mental… mas usando o humor bem colocado frente a frente contra contendas da vida e nervosismo.

Uma piada ou um riso em situações de tensão pode ajudar a enfrentar a situação de maneira mais leve, e em um centro de treinamento, ajuda na socialização com seus companheiros de treino e o treinador.



Esse artigo indagou a alguns pugilistas sobre o humor e algumas situações, e acredito que nem seja necessário ir tão longe até o nível profissional pra saber que a vida das tensões nos submerge constantemente.

Ainda transcrevendo desse artigo

“o ato de rir produz alívio psicológico”.

Trazendo pra uma perspectiva pessoal, entrei no boxe há aproximadamente três anos (e mesmo não sendo a aluna com maior fidelidade devido à rotina) percebo, após todo exercício, uma melhora significativa de bom humor após um treino desgastante, outro ponto interessante é como mais de um amigo de treino descreve com extrema naturalidade o tatame e a aula como “terapia”.




Uma coisa é certa! Encontrar aliados que estão dispostos a trocar socos ensinando, treinando e incentivando, é um ambiente aconchegante e próspero para crescimento, tal qual um lugar quentinho e úmido agrada bactérias e fungos.

E se puxarmos esse ângulo do rendimento na aula e na luta, quando se termina o treino desgastante… encontrando forças para fazer mais uma série… é que sobe o ânimo! A dose repetida disso no mundo real no meio da fadiga, de superar o limite que parecia ser final, nos traz uma noite de sono mais confortável.





Após essa dose de filosofia encerro com a seguinte transcrição :

“ a exposição a material humorístico reduz o estado de ansiedade e o afeto negativo em geral, facilitando o enfrentamento de eventos estressantes”.


E te convido a lutar com agilidade, socar os problemas com força, e rir com todo o seu core até cansar.





Fonte principal :

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page