Por Dra. Alessandra Russo
Reflexões sobre a volta às aulas
A pandemia nos pegou muito de surpresa. Ninguém esperava viver o que vivemos nos últimos 2 anos. E se para nós adultos, isso foi impactante, imagine para nossas crianças! As aulas on-line trouxeram uma grande necessidade de adaptação tanto das escolas, quanto das família e especialmente, das crianças e adolescentes. Alguns se adaptaram bem, outros nem tanto, mas não há como negar que o prejuízo pedagógico e social foi importante.
E então, as aulas voltaram ao presencial no ano passado causando ainda mais confusão - aulas híbridas, bolhas de comparecimento, dias alternados, enfim, cada escola se reinventou como pode e novamente nossas crianças tiveram que se readaptar.
Finalmente em 2022, todos voltamos ao presencial e aí percebemos o quanto de prejuízos esse tempo fora da escola física trouxe. Dificuldades sociais, acadêmicas, aumento da necessidade de suporte e cobrança de todos os lados.
A grande dica para esse ano é: vamos devagar! O processo de volta ao presencial não é tão simples e cada criança terá seu tempo de adaptação, sua velocidade de recuperação dos conteúdos e de sua socialização. Preste atenção aos sinais de ansiedade e depressão e procure ajuda se estiver muito difícil esse processo.
Um abraço,
Dra. Alessandra Russo
Médica Neuropediatra pela USP.
Mestre e Doutora pela USP.
Título de Especialista em Neuropediatria.
Pós-graduada em Psiquiatria infantil pela USP.
Membro da Sociedade Brasileira e Internacional de Neurologia Infantil
Comments