top of page

A estupenda "C".



Funções muito além da prevenção do escorbuto.

Já foi estudada em terapias associadas ao câncer, já foi estudada em vias tópicas.

O que venho te trazer à luz de hoje é a aplicação dela intravenosa, e o motivo de não adiantar tomar suplementos de 1 G via oral.



Estudos comprovam que há um limite pra nossa absorção via oral, nós ficamos "saturados".

Em doses baixas absorvemos bem a vitamina C via oral, mas doses elevadas como 1g a absorção cai drasticamente.


Já na via intravenosa conseguimos 100% de biodisponibilidade, evitando aquela necessidade dos transportadores intestinais e o metabolismo inicial dela na primeira passagem.


A vitamina C absorvida por nosso organismo vai pra funções diversas, pra vários tecidos, sua entrada na célula depende de receptores.

A distribuição vai para nossos tecidos, concentrações diferentes em cada um, como glândulas adrenais, Sistema nervoso central. E bem absorvida.

Excretamos essa vitamina principalmente pela via renal.

E se em excesso no plasma, eliminamos via urina bem rápido.

Sua meia vida varia de 8-14 hrs.


E devido nossa limitação de absorver ela via oral, não atingimos muitas vezes o nível desejado no plasma.

E via injetável podemos subir a concentração pro objetivo melhorado, dependendo do caso, até pode ser usada em momentos peri cirúrgicos reduzindo a dor do paciente.


Agora, por que ela é essencial:

Função antioxidante- neutralizando aqueles radicais livres e espécies reativas de oxigênio- que quando perdidos, excessivos, nos causam danos, o "estresse" que é desnecessário quando desregulados.

Ajuda na síntese de colágeno, integridade de tecidos... ajuda na cicatrização.

Atua também na imunidade, ajudando nosso sistema de defesa e melhorando sua função.

Reduzindo tempo de sintomas em infeccções respiratórias.

Ajuda nossa absorção de ferro.

Ajuda a saúde cardiovascular.


Diversos alimentos nos completam a suprir nossas necessidades diárias de vitamina C, mas como ela dura relativamente pouco no organismo, precisamos ingerir esses alimentos com frequência mais alta, e regular.


Acerola, goiaba, kiwi, morango, laranja, limão, tangerina... pimentão vermelho e amarelo... diversos outros vegetais e hortaliças. Mas é compreensível que no dia a dia a alimentação não contemple todos os nutrientes necessários pra nossa composição ideal de tudo que necessitamos.



Pensando na atuação em prevenção de envelhecimento da pele, ela também auxilia na estimulação de colágeno. O uso tópico pode ser associado aqui.

Por isso vemos tantos produtos com vitamina C em cosméticos.


Por outro lado, pra diabéticos, a vitamina C suplementada também demonstra melhorar a sensibilidade de insulina, em pacientes diabéticos do tipo 2.

Em tabagistas - que possuem muitos oxidantes, e depleção de vitamina C, sua reposição se torna ainda mais essencial.


Pra gestantes, suplementação é chave de nutrição pra mãe e pro feto. Em alguns trimestres, a dosagem sérica de vitamina C reduz, repor, mesmo que via oral, além dos alimentos, será de grande auxílio.


Sua suplementação de vitamina C efervescente não está totalmente perdida, se for sua opção inicial, quebre ao meio seu comprimido de 1G, ou mande fazer uma manipulação de até metade dessa dose.


O aditivo comentário sobre cirurgias, é um estudo que mostra que aplicação de vitamina C intravenosa em altas doses, reduziu a dor pós-operatória em repouso durante as primeiras 24 horas e diminuiu o consumo de morfina no período pós-operatório imediato.


Para mais informações e agendamento de consultas:




Fontes principais:



 
 
 

1 comentário


Grazi Guimaraes
Grazi Guimaraes
06 de fev.

Caramba!!!! 100%!!! Que estupendo!!!! Parabéns, Dra!!!!

Curtir
bottom of page