No nosso post anterior falamos de resiliência e algumas formas de trazê-la à nossa vida. Se você me conhece das redes sociais (@neuroevoce) provavelmente já me viu falando um “Bom dia com alegriaaaaa”, assim mesmo puxado no “alegriAAAAA”.
Mas será que estou todos os dias alegre? Claro que não! E aí temos uma outra reflexão, alegria também é uma escolha. E nossa vida é feita de pequenas escolhas que fazemos todos os dias, várias vezes ao dia.
Manter o foco no presente, olhar amorosamente para você e sua vida. Se perguntar por exemplo, quando você se sente mais vivo? Quando você sente algo significativo? Pode ajudar a dar perspectiva daquilo que você é e não o que os acontecimentos da sua vida corrida fazer você ser.
E aqui você pode estar se perguntando, como escolher a alegria? Várias técnicas sérias e bem estudadas nos mostram que a gratidão (especialmente as pequenas gratidões, aquelas tangíveis, do dia a dia) nos traz um sentimento de alegria.
Exercícios de mindfulness, focando na respiração, ou em sentimentos como amor e bondade liberam neurotransmissores que melhoram nosso humor. Atividade física regular tem a mesma ação no nosso sistema nervoso, trazendo relaxamento e alegria. Estimulando a neurogênese, fazendo bem para o corpo e para a mente.
Trazer suas emoções para o seu controle é libertador e também um ato corajoso de responsabilidade. Viktor Frankl autor de "Em busca de sentido", nos diz que: “Entre o estímulo e a resposta, há um espaço. Nesse espaço está o nosso poder de escolher a nossa resposta. Na nossa resposta reside o nosso crescimento e a nossa liberdade.” Ou seja o estímulo será sempre o mesmo, nossa reflexão nesse espaço modelará nossa resposta e esse é o nosso momento de escolha! Aqui podemos mudar todas as respostas e suas consequências.
Então nesse espaço sugiro que você se faça a pergunta do nosso título: O que posso fazer hoje para aumentar minha alegria? Comente aqui seu primeiro pensamento e vamos juntos construir ativamente um mudo com mais amor e alegria.
Um abraço
Alessandra
Dra Alessandra Freitas Russo é neurologista da infância e da adolescência com mestrado e doutorado pela USP. Atua na clínica Vivere, onde é sócia fundadora. É especialista em medicina do estilo de vida.
@neuroevoce @vivereclnicagranjaviana
Comentários