O que você precisa saber sobre o Mounjaro ( Tirzepatida )?
- Lilian Chehade
- 19 de jun.
- 4 min de leitura

O que mais se fala hoje nas mídias sociais pra perda de peso é o famoso Mounjaro , nome comercial da tirzepatida sonho de consumo de muitas pessoas que desejam emagrecer , popularmente conhecida como “caneta emagrecedora“ ao lado do wegovy e Ozempic (ambas semaglutida) que virou uma febre.
Mas o que é afinal a tirzepatida? Qual seu mecanismo de ação, sua indicação, suas contra indicações, seus efeitos colaterais, como se dá escalonamento das doses, qual o custo mensal estimado, quais os cuidados e orientações durante o tratamento, quais estudos robustos científicos de segurança e eficácia da molécula, quais as diferenças entre a tirzepatida e semaglutida.
A tirzepatida é o primeiro e único agonista do receptor GLP1 e GIP aprovado para o tratamento do Diabetes tipo 2 e recentemente (desde dia 09/06) foi aprovado pela Anvisa para o tratamento da obesidade ( pessoas com IMC>ou =30 ) e sobrepeso ( IMC >ou = 27 ) com pelo menos uma comorbidade associada como Pré -Diabetes , Hipertensão, dislipidemia, apnéia do sono, esteatose hepática. Uma verdadeira revolução no tratamento das doenças Cardiometabólicas .

Sua molécula é um peptídeo de 39 aminoácidos ligados a um ácido graxo que permite ligação a albumina . Atinge sua concentração máxima em 1 a 2 dias . Tem uma meia vida de 5 dias e sendo sua aplicação subcutânea semanal .
Tem ações pancreáticas onde 2/3 do efeito incretina se dão pela ação do GIP aumentando a secreção de insulina , aumentando a função da célula beta , melhorando assim a resistência a insulina levando a um controle glicêmico com maior potência e rapidez e baixo risco de hipoglicemia .
Tem ações no SNC ( hipotálamo) em sinergismo com GLP1 reduzindo o apetite ,além do diferencial em relação a redução da náusea . No estômago retarda o esvaziamento gástrico levando a um aumento da saciedade .
Ações exclusivas no tecido adiposo melhorando o tamponamento lipídico, a oxidação de lipídios em jejum e a flexibilidade metabólica.
Os principais efeitos colaterais observados são: boca seca, cefaléia, náusea , diarréia, dor abdominal, constipação, eructações, distensão abdominal, que são administráveis e desaparecem ao longo do tratamento. As náuseas e vômitos costumam ser menos frequentes que a semaglutida em um estudo com mais de 240 mil reportes do FDA.
As apresentações aprovados no Brasil são caretas descartáveis nas doses de 2,5 mg, 5 mg, 7,5 mg , 10mg ,12,5 mg e 15 mg sendo comercializadas até o momento as de 2,5 mg e 5 mg.
A dose deve ser escalonada a cada 4 semanas começando com 2,5 mg 1 vez na semana.
Mounjaro na dose de 5 mg ja proporciona controle glicêmico perda de peso superior à semaglutida 1 mg no estudo Surpass 2.
37% dos pacientes com tirzepatida atingiram a normoglicemia ( HbA1 c <5,7 %) com baixo risco de hipoglicemia no decorrer dos estudos surpass de 1 a 4 .
Foram desenvolvidos 6 ensaios clínicos de fase 3 com a tirzepatida no programa Surpass que mostraram segurança e eficácia no manejo do Diabetes e da obesidade com benefícios Cardio metabólicos como: redução de triglicerídeos até 24.8% , aumento de HDL até 7,9%, redução de LDL até 7,7%, redução de albuminuria , melhora da função renal , aumento na sensibilidade a insulina, redução da esteatose hepática, redução de PCR us , redução de adiposidade, redução de peso chegando a ser superior a 20% , redução de pressão arterial, melhora da mioesteatose .
A decisão do tratamento da obesidade e do Diabetes tipo 2 deve ser centrada na pessoa ,baseado nas suas necessidades,

Estudos de vida real mostram satisfação com o tratamento precoce com a tirzepatida, com impacto positivo na composição corporal ( redução significativa de massa gorda com preservação de massa muscular) , na redução de mortalidade e na melhora da qualidade de vida .
E afinal quais as diferenças principais diferenças ente a semaglutida semanal ( Ozempic e Wegovy ) e a tirzepatida ( Mounjaro )O dispositivo de aplicação é diferente. O Ozempic tem 2 apresentações: caneta unitária de 0,25 /0,5 mg e a de 1 mg ambas com seletor de dose permitindo a contagem de cliques pra escalonamento de doses acompanhadas de 4 agulhas pra aplicação. O wegovy tem 5 apresentações: 0,25 mg , 0,5 mg , 1mg ,1,7 Mg e 2,4 mg e o Mounjaro aqui no Brasil é comercializado em canetas descartáveis com dose fixa comercializado em caixas com 4 canetas nas dosagens de 2,5 mg e 5 mg sendo aguardadas as doses mais elevadas ( 7,5 mg ,10 mg , 12,5 mg e 15 mg ) . No exterior temos a kiwi pen que permite a contagem dos cliques nas mesmas dosagens,
A semq é apenas agonista do receptor GLp1 e a tirze agonista dual GLP1 e GIP e estudos robustos mostram superioridade da tirzepatida na perda de peso e no controle glicêmico sendo mais precoces.

Pra finalizar, a obesidade é doença crônica e é a raiz do problema do Diabetes tipo 2 e deve ser tratada a longo prazo ,e a tirzepatida chegou como uma inovação de tratamento com resultados surpreendedores , com perda de peso comparável a uma cirurgia bariátrica e no controle das doenças Cardio metabólicas e redução de mortalidade, transformando vidas .
O paciente deve procurar um especialista ( endocrinologista) e ter acompanhamento periódico, realizar exames , ser orientado quanto ao escalonamento de dose , manejo dos efeitos colaterais , manter boa hidratação, aumentar o consumo de fibras , uso de suplementos, aumentar ingestão de proteínas e pratica regular de exercício físico principalmente o resistido.

Não é recomendado de maneira nenhuma aplicar a medicação manipulada ou obte- la de terceiros e procedências duvidosas pelo risco de falsificação, efeitos colaterais importantes e até fatais e também e não acompanhar com os não especialistas na área . Adquirir sempre no balcão da farmácia e com prescrição médica!
Dra . Lilian Elias Chehade
Endocrinologista
CRM 13144 BA RQE 5561
Excelente conteúdo!
Excelente matéria.
Parabéns pela matéria Dra. Lilian, e obrigada por esclarecer sempre.